Livro Não Percas a Rosa e Ó Liberdade, Brancura do Relâmpago de Natália Correia. Poetisa, ficcionista, contista, dramaturga, ensaísta, editora, jornalista, cooperativista.

Gertrude_Stein_small

Gertrude Stein

Oriunda de uma próspera família americana de origem judaica alemã, Gertrude Stein nasce em Allegheny, Pensilvânia, a 3 de fevereiro de 1874. Nos primeiros anos, vive com os pais e os quatro irmãos mais velhos em Viena, na Áustria, e em Paris, França. Os Stein regressam aos Estados Unidos em 1879, a tempo de Gertrude começar a frequentar a escola. Boa aluna, vem a estudar Psicologia e Medicina, mas não conclui nenhum dos cursos.

Em 1903, estabelece-se em Paris, no n.º 27 da Rue de Fleurus, onde, além de começar a escrever de forma consistente, desenvolve uma faceta de colecionadora e patrona das letras e artes, em especial dos cubistas. Permanecerá na capital francesa até ao final da vida, fazendo da sua casa um dos mais míticos salões artísticos do século xx.

Morre a 27 de julho de 1946, deixando uma obra vasta e profundamente original que inclui títulos como Three Lives (1909), Tender Buttons (1914), The Making of Americans (1925), A Autobiografia de Alice B. Toklas (1933) e Paris França (1940).

Livros de Gertrude Stein editados pela Ponto de Fuga